Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

Comunidade Samaritana

infografico-samaritanos-2.jpgO QUE É
É uma NOVA COMUNIDADE de pessoas que queiram consagrar-se a Deus por uma vida cristã comprometida com a evangelização e o serviço aos irmãos. O compromisso se resume na proposta do Evangelho: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO JESUS AMOU. Seremos “Irmãos consagrados a serviço dos irmãos necessitados”.

A Comunidade se forma por laços de profunda fraternidade, sem precisar deixar a sua família ou a sua profissão. Venha conhecer lendo o folheto mais amplo e participando da hora de oração, às segundas-feiras, na capela do Recanto de Caná, às 20h.

O NOME E O OBJETIVO
No Evangelho encontramos um samaritano e uma samaritana que nos dão ensinamentos importantes para a vida cristã. A passagem da samaritana ensina a ser “os adoradores que o Pai procura”, que sabem “adorar em espírito e verdade” (Ver Jo 4,7-30). A parábola do samaritano nos ensina a dar do nosso tempo e do nosso dinheiro para ajudar os necessitados que encontramos no nosso caminho (Ver Lc 10,25-37).

No Evangelho há outro samaritano que nos dá lições. Aquele que entre dez leprosos curados voltou para agradecer. Na pessoa do irmão necessitado devolvemos a Deus o que dele recebemos. É a melhor maneira de agradecer. A Comunidade atende ao apelo do Apóstolo São João: ”Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade” (1Jo 3,18).

QUEM PODE FAZER PARTE
Pode aderir à Comunidade Samaritana qualquer pessoa que se disponha a consagrar-se a Deus, pondo-se a serviço dos irmãos, na evangelização e em obras de assistência.

COMO ADERIR
A adesão à Comunidade Samaritana se faz através da CONSAGRAÇÃO e do SERVIÇO. Consagrar é dedicar a vida – integralmente ou parcialmente – ao serviço de Deus. Como primeiro passo, a consagração na Comunidade Samaritana se fará mediante a Entronização do Coração de Jesus no lar, com os compromissos que isso implica. (Ver livro do Pe. Osvaldo: A Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos Lares). Uma equipe da Comunidade está disponível para auxiliar, no ritual da entronização, a quem solicitar pelo telefone 3462-9221.

O serviço aos irmãos necessitados será prestado, de acordo com a missão e o carisma da Família de Caná, numa das seguintes áreas:

  1. Encontros de fins de semana (casais, jovens, senhoras, famílias do Grafa)
    • Equipe de palestras
    • Equipe de cozinha
    • Equipes de serviço (vigília, externa, pré-encontro, pós-encontro)
  2. Atenção aos dependentes químicos
    • Trabalho voluntário nas comunidades terapêuticas (de acordo com a própria profissão, talento ou habilidade)
    • Trabalho voluntário nas equipes administrativa (coordenação, auxiliar de coordenação) ou terapêutica (médico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista)
    • Trabalho voluntário no Grafa (nas reuniões das terças, quartas e quintas-feiras)
  3. Trabalho voluntário na Administração central (escritório, serviços técnicos/profissionais...)
  4. Trabalho Missionário na divulgação da Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares.

Com o crescimento da Comunidade surgirão outras necessidades e outros serviços.

CONDIÇÕES GERAIS

  • É indispensável que o membro da Comunidade Samaritana assuma o compromisso de dedicar à tarefa escolhida um tempo (diário, semanal, mensal), de acordo com a sua disponibilidade e generosidade, sem prejudicar as suas tarefas familiares e profissionais.
  • A fim de fazer uma opção consciente, o candidato pode fazer um “estágio” de alguns dias na(s) área(s) a que se sente chamado a atuar.
  • Os membros da CS participarão da hora de oração das segundas-feiras no Caná e, na impossibilidade de ir ao Caná, fazer essa hora de oração em casa. Indica-se o livro do Pe. Osvaldo, Hora de Oração no Lar.
  • Numa investidura pública e solene, as pessoas que aderirem à CS receberão o distintivo da comunidade e participarão de uma cerimônia de envio.

 


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br