Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

A Instituição

O Padre Osvaldo Gonçalves traduz assim a inspiração que o levou a criar a ASSOCIAÇÃO FAMÍLIA DE CANÁ e como se expandiu posteriormente:

Pelos caminhos de Deus, e motivado pelo trabalho em favor da família - nos encontros de casais do Movimento Familiar Cristão - com um grupo de jovens e casais fundamos a Associação Família de Caná, para ter um instrumento eficaz de Pastoral Familiar. A missão da Instituição, expressa no lema "fazer famílias felizes", estava centrada, inicialmente, nos encontros de fim de semana.

Tudo começou em 1971, com encontros para jovens, visando a despertar neles o ideal de SER ÚTIL, na família e na comunidade. A fim de proporcionar aos jovens um ambiente que favorecesse a prática dos ideais aprendidos no encontro, em 1974, o trabalho estendeu-se para casais, inculcando neles a revisão anual da vida conjugal e familiar como instrumento de estruturação do lar, através do diálogo e da espiritualidade engajada. Finalmente, em 1978, criou-se o Encontro de Senhoras, com o intuito de oferecer ajuda às viúvas ou separadas que estão à frente de um lar sem a presença do esposo e pai.

fazer-familias-felizes.gif

Para ser fiel ao nosso ideal, surgiu mais tarde a necessidade de ajudar as famílias que encontram, no abuso do álcool e outras drogas, uma das principais fontes de sofrimento e causa de destruição do lar. Em 1987, foi inaugurada a Fazenda Recanto de Caná, hoje com três comunidades. Dez anos depois, a Comunidade Feminina Padre Eustáquio. E em 2001, com a construção da Casa Eu Quero a Vida, surgiu a ocasião de concretizar o ideal de ajudar os menores em situação de risco social; a experiência começou com o Lar das Crianças e depois com a Casa Dom Bosco, mas teve que ser interrompida por falta de pessoas e recursos financeiros. Em 2008, retomamos o trabalho, com adolescentes de 12 a 17 anos.

"Fazer famílias felizes" é o lema que resume os ideais da Família de Caná! O seu Estatuto Social detalha o objetivo maior: ajudar as famílias a prevenir e remediar os seus problemas. Dois problemas básicos - a desestruturação familiar e as drogas - determinam as duas linhas de atuação da Família de Caná:

  1. Encontros de fim de semana para jovens, casais, senhoras viúvas ou separadas e famílias de dependentes químicos;
  2. Atenção aos dependentes de álcool e outras drogas.

Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br