Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

Fazenda Recanto de Caná

AS QUATRO ETAPAS
DE TRATAMENTO
Comunidade da Acolhida
Comunidade Dom Bosco
Comunidade São Damião
Comunidade Padre Henrique

Assim o Padre Osvaldo Gonçalves conta a história da Fazenda Recanto de Caná:

COMEÇA UMA AVENTURA

Aparece o Marcos

Um belo dia de 1979, apareceu-me a mãe do Marcos, trazendo o problema do filho dependente de drogas; achava que eu tinha o remédio e podia fazer um milagre. Pouco depois vem o próprio Marcos. Mulato de bom porte, não tinha 18 anos, trazia verdadeiras chagas, muito feias e rebeldes, consequência das picadas de algafan nas veias.

Havia lugar para o Marcos, nos barracões velhos onde tínhamos iniciado o trabalho do Caná. Mesmo não sabendo bem o que fazer com ele, acreditei que o afastamento dos antigos companheiros de vício já poderia ser uma ajuda importante.

Compasso de espera

fazenda-cana-1.jpgFui me alimentando de esperanças. Fiquei de olho em um imóvel distante 23 km da nossa sede, uma área com pouco mais de 17 hectares, com belas paisagens, bosque muito precioso, com um riacho deslizando em cascatas, sobre pedras recobertas de musgo.

Continuei esperando chegar a hora. Conversei com pessoas experimentadas. Fui a congressos sobre drogas. Li livros e preparei palestras. Comecei a definir melhor os objetivos, a programar etapas de trabalho e a criar estruturas mais sólidas, para evitar fracassos.

Primeiros passos

Em 1984, a Congregação dos Sagrados Corações fez uma doação à nossa entidade. Com os seis mil dólares corri ao proprietário do terreno que eu já vinha namorando. Ele se dispôs a vendê-lo, recebendo aquele dinheiro como parte do pagamento. Decidimos construir ali uma casa modesta, para abrigar um caseiro com a família. Começamos a construção, numa quarta-feira de cinzas, 4 de março de 1987.

Enfim... o sonho vira realidade


Iniciada a construção, apareceu-nos o Artur, com a proposta de começar conosco uma Comunidade Terapêutica. O Artur era um jovem paulista, que havia passado pela Fazenda Senhor Jesus, de Campinas. Inteligente, falador, entusiasmado, soube nos convencer.

Já estávamos com alguns internos quando terminou a construção da "casa do caseiro". Então nos transferimos para lá. Eles mesmos escolheram o nome: FAZENDA RECANTO DE CANÁ. A inauguração oficial ocorreu no dia 31 de maio. Estávamos no ano de 1987.

 
 

Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br