Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual
SENAD implementa Amor Exigente

Nós próximos dias 25, 26 e 27, no auditório da Secretaria Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), acontecerá a oficina de multiplicadores do Programa Amor Exigente, promovida através de parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

O evento é direcionado a representantes de órgãos governamentais e à sociedade civil com o intuito de formar multiplicadores a partir da metodologia do programa, além de fortalecer ações de prevenção e enfrentamento à dependência química. A oficina será ministrada pelas voluntárias Rosana Celestino e Alíria Nunes. No Acre o programa já existe há dois anos e conta com diversos voluntários, entre eles o casal Raimundo Gomes e Maria da Costa, coordenadores regionais.

Há 27 anos atuando como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, o Amor Exigente é um programa de proteção social cujo objetivo é prevenir problemas e ajudar quem está vivenciando dificuldades com dependência química, sejam os dependentes ou seus familiares. Por essas razões o programa foi selecionado pela Senad como uma experiência de grande êxito, obtendo atenção e disseminação em todo o país.

O programa de auto e mútua ajuda leva a pessoa a agir em vez de só falar. Por meio dos 12 Princípios Básicos e 12 Princípios Éticos da Espiritualidade Pluralista e da Responsabilidade Social, o AE desencoraja a violência e a agressividade e encoraja a cooperação comunitária e familiar.

Na prevenção, com um programa eficaz, o Amor Exigente atende três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. O enfoque na prevenção primária universal se dá através de uma abordagem educativa em grupos de reflexão, questionamento e posicionamento, que, nas partilhas e metas semanais, levam os participantes a atingirem seus objetivos.

Os Grupos de Apoio do Amor Exigente sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de sí mesmas. Nos Cursos de Prevenção com o Programa Amor Exigente, os participantes, entre eles pais, avós e professores, passam por uma reflexão comportamental e ponderam sobre como suas próprias mudanças podem ajudar na formação de caráter de seus filhos, netos e alunos. No caso dos jovens, esse programa os ajuda a resgatar os valores familiares e aplicá-los como forma de escolha na sociedade em que vivemos.

Desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, álcool e outras drogas, assim como lutar contra tudo que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de transito e à corrupção em todas as suas formas, são também propostas do Amor Exigente.

Atualmente, o programa reúne 564 grupos no Brasil, três na Argentina e 12 no Uruguai, além de 352 grupos em fase experimental e 253 Subgrupos de Jovens na Sobriedade. Estes números são alterados com frequência, pois diariamente a realidade de AE se modifica para atender às necessidades de cada região.

A Federação de Amor Exigente congrega os grupos que atuam na linha do programa e conta com 10 mil voluntários, que realizam aproximadamente 120 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras que são realizadas nas mais diversas regiões em que o programa atua.

Data: 20/01/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br