Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual
Aliança pela vida aumenta ligações ao SOS Drogas

O Disque 155 - SOS Drogas já recebeu, em setembro, 22.099 ligações de pessoas buscando informações ou orientações sobre drogas. Em agosto, foram 30.354 chamadas, número que representa aumento de 130 vezes desde que o serviço foi disponibilizado para a população.

A média das ligações teve crescimento expressivo depois do lançamento da campanha Aliança Pela Vida, criada pelo Governo de Minas no dia 2 de agosto. Se antes do programa as atendentes recebiam, em média, 230 ligações por mês, neste mês a média foi de 1.246 ligações, tendo chegado ao pico de 1.597 chamadas no dia 12.

O atendimento presencial no Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) também cresceu. Em julho, foram realizados 340 atendimentos, e em agosto o número subiu para 984, com aumento de quase 190%. O superintendente do Cread, Amaury Costa Inácio da Silva, credita o aumento dos atendimentos presenciais e das ligações à maior divulgação dada ao serviço, a partir do lançamento do Aliança Pela Vida. 'A campanha mostra aos familiares e usuários que existem possibilidades de tratamento', reforça o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides.

Serviços 

O SOS Drogas e o Cread atendem pessoas de todas as regiões de Minas. O SOS Drogas tem dois níveis de atendimento, conforme a complexidade da situação. No primeiro momento, a pessoa recebe informações básicas e, caso seja necessário, passa para a fase seguinte, com a transferência da ligação para um especialista. O serviço telefônico funciona das 7 às 22 horas, de segunda à sexta-feira. Para ter acesso ao SOS Drogas, a pessoa deve escolher a opção 1 do canal de comunicação telefônico 155.

Já o Cread, que funciona no Centro de Belo Horizonte, conta com profissionais especializados na área de dependência química, dando suporte e orientação às famílias que buscam ajuda para tratamento da dependência química.

O Programa Aliança pela Vida é um dos resultados do decreto publicado em fevereiro deste ano, determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Até o final de 2011, estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões. O principal foco do programa é desenvolver parcerias entre o poder público e entidades da sociedade civil para fortalecer a luta contra as drogas.

Data: 20/01/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br