Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual

Fazer bem ao próximo é benéfico à saúde

Às vezes nos sentimos desanimados, achando que o trabalho é muito e os resultados são poucos. Esse sentimento é da natureza humana e acontece com muitos de nós que estamos nesta caminhada apostólica de ajudar os nossos semelhantes.
Parece que o tempo não ajuda, porque ele passa depressa e, quando se vê, já são 6 horas, quando se vê já é sexta-feira, quando se vê já é Natal, quando se vê já terminou mais um ano. Porém, de uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas, pois tudo vem a seu tempo. Assim, melhor seria se não perdêssemos o nosso precioso tempo com coisas que vão acrescentar pouco em nossas vidas. Podemos usar bem o nosso tempo no trabalho, na família, com os amigos e também para relaxar, divertir, ler, rezar e fazer o bem ao próximo.
Fazer bem ao próximo é benéfico à saúde, não só de quem recebe, mas principalmente, de quem pratica a boa ação. Quem garante isso é o neurocientista Jorge Moll Neto, da Rede Labs – D’or, no Rio de Janeiro. A prática da boa ação, nos garante o especialista, alivia tensões, reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico e aumenta a expectativa de vida dos praticantes do voluntariado. Segundo Moll Neto, praticar uma boa ação ativa uma área do cérebro chamada mesolímbica, a mesma que é acionada quando comemos chocolate ou ganhamos dinheiro. O estudo comprova que, quando nos engajamos em um trabalho voluntário, experimentamos uma sensação de prazer e bem-estar, não somente enquanto realizamos alguma tarefa, mas na nossa vida como um todo.
Então, meus caríssimos amigos da Família de Caná, nada de sentir desânimo. Continuemos com o nosso trabalho aqui no Caná e lá em nossas comunidades. Você que atua em qualquer segmento da Família de Caná - nos encontros de casais, jovens ou senhoras -, nas promoções - feijoada, macarrão, festa junina -, no trabalho com os dependentes químicos, na Comunidade Samaritana, não desanime. Vamos continuar dando um pouco de nós, e recebendo, entretanto muito mais.
(Inspirado em texto da Revista “Vida Saúde” e diversos artigos da Internet.)

 
  José Afonso Pinto de Assis
Presidente da Associação Família de Caná

Artigo publicado em 03/08/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br