Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual
Participante da Comunidade Samaritana, faz ensaio de canto na Fazenda

Um espetáculo emocionante ver e escutar cerca de sessenta internos da Fazenda Recanto de Caná - adultos e adolescentes - soltando a voz com entusiasmo para louvar a Deus, durante a celebração da Missa dominical. Muito entusiasmo e pouca afinação e pouca técnica. Tocado pelo lema da Comunidade Samaritana, 'irmãos consagrados a serviço dos irmãos necessitados', o Antônio Julho, que coordena a animação de canto nas reuniões das segundas-feiras da Comunidade Samaritana, assumiu como missão ensaiar os cantos das Missas dominicais da Fazenda. 

Todas as sextas, sábados e domingos, lá está ele, com o seu violão, colocando a serviço os seus talentos musicais. Durante uma hora treina com os internos, com carinho e persistência, a melodia e o ritmo dos cantos. E vai além: explica o sentido das letras e a sua função na ação litúrgica e orienta a leitura. Há uma grande empatia entre o maestro e o público, que em momento algum demonstra tédio ou desinteresse.

A motivação para o trabalho com os dependentes químicos da Fazenda O Julho foi buscar no fato de ele mesmo ter um familiar envolvido com as drogas e da hora de oração, às segundas-feiras, do grupo que, junto com o Padre Osvaldo, está dando forma e alma à Comunidade Samaritana. 

'As Missas ficaram mais participativas, porque passamos a entender as partes da liturgia e a letras dos cantos'. 'A escolha dos cantos agora acompanha o momento litúrgico'. 'A Missa deixou de ser um ato mecânico e passou a ser vivida'. Esses foram alguns dos depoimentos dos residentes. 

Data: 01/05/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br