Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual
Em defesa das Comunidades Terapêuticas

Em resposta ao manifesto assinado pela RENILA, CFP, CRP-04, Fórum Mineiro de Saúde Mental, Associação  Verde Esperança, ASUSSAM  e PSIND-MG, que procurou  transformar as Comunidades  Terapêuticas em manicômios e/ou hospício de drogados, viemos expor nosso sincero testemunho; nós que vivemos o problema, somos portadores de uma doença, reconhecida pela OMS como Adicção, e estamos internados em uma C.T. para qual viemos voluntariamente e que, com toda certeza, em nada se parece com um manicômio ou hospicio e muito menos vivemos segregados ou excluídos do convívio social.

Sabemos que o abuso do álcool e outras drogas é uma epidemia social. Jornais e revistas vêm mostrando a realidade, os dados são alarmantes. Só mesmo sendo um cego para não enxergar a quantidade de viciados, perambulando pelas cidades, capital e interior, perdidos nas avenidas, ruas, vias e favelas, colocando em risco as suas vidas e de outras pessoas, sem falar nas de suas famílias. Esses viciados são seres humanos e merecem respeito, e precisam de ajuda e não serem tratados como 'dejetos' ou escória da sociedade.

Viemos para a COMUNIDADE TERAPEUTICA FAMÍLIA DE CANÁ procurar o que perdemos: nossa dignidade, nossa confiança e nosso respeito. O trabalho aqui desenvolvido promoveu uma melhora significativa na qualidade de vida do dependente e de sua família; isso porque, enquanto recebemos total atenção, nossos familiares também recebem orientação nos grupos de apoio, que se reúnem semanalmente na sede da entidade e grupos afins.

Aqui, valores da família são tratados à luz do Evangelho de Jesus Cristo e a programação atende às exigências legais e aos critérios e metas estabelecidas pela FMCT e pela FEBRACT.

Nesta casa, vivemos num ambiente livre de substâncias psicoativas e de violência, em contato com a natureza e com uma rotina que envolve o Trabalho, a Disciplina e a Espiritualidade. Somos levados a nos conscientizar sobre os danos causados pelo uso abusivo de drogas de qualquer espécie à saúde física e mental, também recebemos acompanhamento de uma equipe médica-terapêutica, bem como um excelente programa de Prevenção de recaída e orientação sobre a busca da Felicidade, que é um Trabalho Interior, proporcionando orientações necessárias à reinserção social e a construção e/ou reconstrução de valores éticos e morais.

O programa conta também com o estudo dos 12 passos dos Alcoólicos Anônimos, bem como reuniões semanais dirigidas e coordenadas por membros de grupos de A.A. de Belo Horizonte, esses com vários anos de sobriedade. Nessas reuniões,partilhamos nossas vidas e encontramos apoio e 'ombro amigo'.

O Programa tem a duração de nove meses, percorrendo as seguintes fases: o acolhimento, voltado para a adesão ao tratamento - um mês; a conscientização, quando passamos por uma reformulação dos comportamentos contrários ao ideal de uma vida pura, honesta e verdadeira - três meses; e a reinserção social, através de visitas mensais aos familiares - cinco meses. Durante o tratamento, os familiares podem visitar os internos no primeiro domingo do mês, a partir da segunda fase.

Ao final do tratamento, o residente já terá elaborado um plano para a manutenção do tratamento e o retomo às atividades sociais, familiares e laborais. Podendo participar semanalmente de grupos de apoio e de seguimento, na sede da entidade ou nos demais grupos afins.

Portanto, longe de ser uma versão moderna de manicômio ou hospício para drogados, a COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAZENDA DE CANÁ recupera a vida. Aqui passamos nove meses recebendo informações que contribuem para a reformulação de nossas vidas, tomando-nos pessoas equilibradas, livres de drogas, conscientes de nossos atos e atitudes verdadeira cristãs.

Ribeirão das Neves, 26 de Setembro de 2011

Data: 20/01/2013


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br