Voltar para homepage
Quem Somos Unidades Serviços Calendário Notícias Como Ajudar Artigos Contato Loja Virtual
COMUNIDADE SAMARITANA - Aqui tem um lugar para VOCÊ!...

O QUE É
É um grupo de pessoas que querem consagrar-se a Deus por uma vida cristã comprometida com a evangelização e o serviço aos irmãos. O compromisso se resume na proposta do Evangelho: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO JESUS AMOU. Seremos “Irmãos consagrados a serviço dos irmãos necessitados”.

A Comunidade se forma por laços de profunda fraternidade, sem precisar deixar a sua família ou a sua profissão. Venha conhecer-nos, participando da hora de oração, às segundas-feiras, na capela do Recanto de Caná, às 20h.

O NOME E O OBJETIVO
No Evangelho encontramos um samaritano e uma samaritana que nos dão ensinamentos importantes para a vida cristã. A passagem da samaritana ensina a ser “os adoradores que o Pai procura”, que sabem “adorar em espírito e verdade” (Ver Jo 4,7-30). A parábola do samaritano nos ensina a dar do nosso tempo e do nosso dinheiro para ajudar os necessitados que encontramos no nosso caminho (Ver Lc 10,25-37).

No Evangelho há outro samaritano que nos dá lições. Aquele que entre dez leprosos curados voltou para agradecer. Na pessoa do irmão necessitado devolvemos a Deus o que dele recebemos. É a melhor maneira de agradecer. A Comunidade atende ao apelo do Apóstolo São João: ”Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade” (1Jo 3,18).

QUEM PODE FAZER PARTE
Pode aderir à Comunidade Samaritana qualquer pessoa que se disponha a consagrar-se a Deus, pondo-se a serviço dos irmãos, na evangelização e em obras de assistência.

A adesão à Comunidade Samaritana se faz através da CONSAGRAÇÃO e do SERVIÇO. Consagrar é dedicar a vida – integralmente ou parcialmente – ao serviço de Deus. Como primeiro passo, a consagração na Comunidade Samaritana se fará mediante a Entronização do Coração de Jesus no lar, com os compromissos que isso implica. (Ver livro do Pe. Osvaldo: A Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos Lares). Uma equipe da Comunidade está disponível para auxiliar, no ritual da entronização, a quem solicitar pelo telefone 3462-9221.

O serviço aos irmãos necessitados será prestado, de acordo com a missão e o carisma da Família de Caná, numa das seguintes áreas:

Encontros de fins de semana (casais, jovens, senhoras, famílias do Grafa)
Equipe de palestras
Equipe de cozinha
Equipes de serviço (vigília, externa, pré-encontro, pós-encontro)
Atenção aos dependentes químicos
Trabalho voluntário nas comunidades terapêuticas (de acordo com a própria profissão, talento ou habilidade)
Trabalho voluntário nas equipes administrativa (coordenação, auxiliar de coordenação) ou terapêutica (médico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista)
Trabalho voluntário no Grafa (nas reuniões das terças, quartas e quintas-feiras)
Trabalho voluntário na Administração central (escritório, serviços técnicos/profissionais...)
Trabalho Missionário na divulgação da Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares.
Com o crescimento da Comunidade surgirão outras necessidades e outros serviços.

CONDIÇÕES GERAIS

É indispensável que o membro da Comunidade Samaritana assuma o compromisso de dedicar à tarefa escolhida um tempo (diário, semanal, mensal), de acordo com a sua disponibilidade e generosidade, sem prejudicar as suas tarefas familiares e profissionais.
A fim de fazer uma opção consciente, o candidato pode fazer um “estágio” de alguns dias na(s) área(s) a que se sente chamado a atuar.
Os membros da CS participarão da hora de oração das segundas-feiras no Caná e, na impossibilidade de ir ao Caná, fazer essa hora de oração em casa. Indica-se o livro do Pe. Osvaldo, Hora de Oração no Lar.
Numa investidura pública e solene, as pessoas que aderirem à CS receberão o distintivo da comunidade e participarão de uma cerimônia de envio.

 

Data: 27/02/2017


Voltar para página anterior
Associação Família de Caná
R. Henrique Gorceix, 80 | Padre Eustáquio | Belo Horizonte/MG | 30720-416
Telefone: (31) 3462-9221 | E-mail: familiadecana@ig.com.br